Notícias

Secretaria de Saúde de Alagoinha divulga balanço das ações de combate à COVID-19

Data de Publicação: 11/05/2020

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a gestão do prefeito Jorismar Rocha, em Alagoinha do Piauí, vem seguindo as normas e determinações recomendadas pelos órgãos de controle que são Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI).

No balanço divulgado, diversas ações são realizadas pela Secretaria de Saúde e Saneamento que tem à frente a secretária Amélia Sá.

“Nosso trabalho é intenso. Ele não para. São diversas ações realizadas para combater a pandemia do coronavírus. Estamos de prontidão 24 horas por dia. Existe o revezamento da equipe para o serviço ter continuidade no combate à Covid-19”, enfatiza.

“Desde já agradeço a todos pelo empenho nessa luta que tem se arriscado dia e noite nas diligências. Aos profissionais de saúde, ao prefeito Jorismar, aos policiais militares e vigilância sanitária que estão sempre nos apoiando. Vamos continuar com nossa luta em prol do bem de toda nossa população alagoinhense”, reforça a secretária Amélia Sá.

O trabalho é desenvolvido em conjunto com o Grupamento de Polícia Militar, Vigilância Sanitária, visando conscientizar, combater e enfrentar o novo coronavírus para que não seja disseminado no município e preserve a saúde dos alagoinhenses.

Ações de enfrentamento e combate à COVID-19

Dentro das ações de combate ao novo coronavírus, foi criado o Comitê de Enfrentamento no Combate à Covid-19. Houve separação de área específica para atendimento exclusivo de sintomáticos respiratórios, instituição de escala de revezamento de profissionais 24hs  para atender urgências e emergências, bem como a distribuição de EPI’s para profissionais de saúde.

Através das redes sociais e sons automotivos houve divulgação sobre mudanças no serviço do município referente ao combate e prevenção da Covid-19, alertando a população para a necessidade do isolamento social.

Campanha de Vacinação Contra Influenza H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha do Piauí seguindo as orientações e o calendário do Ministério da Saúde, iniciou no dia 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1, no município imunizando profissionais da saúde. Organizadas as equipes compostas com técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e motoristas, estes foram distribuídos estrategicamente na sede do município para imunização do segundo público-alvo que são os idosos.

A vacina trivalente protege contra três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019, que são: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), sendo aplicada na zona urbana e rural.

Nos demais grupos a campanha da vacina da Influenza está sendo realizada com controle e segurança para evitar aglomerações.

Distribuição de medicamentos de uso contínuo

Em mais uma ação durante a pandemia do coronavírus, a Secretaria de Saúde, distribuiu em domicílio, remédios de uso contínuo para pacientes hipertensos e diabéticos.

De acordo com a secretária Amélia Sá, a Amelinha, como é conhecida, essa ação evita a procura frequente dos pacientes diabéticos e também aqueles que fazem uso de remédios para controlar a hipertensão nas unidades de saúde durante a pandemia e beneficiou cerca de 400 pacientes.

Pulverização de combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, juntamente com a Vigilância Sanitária realizou a pulverização em operação de combate e enfrentamento ao mosquito da dengue. A ação contemplou a sede do município e também o povoado Serra Velha, na zona rural.

O processo é feito com carro fumacê utilizando produto à base de alfacipermetrina que tem como objetivo combater o mosquito Aedes Agypti que é um agente transmissor da dengue, febre amarela, chikunguya e zika vírus.

Para auxiliar o trabalho resultando em maior cobertura e eficácia, um agente de higienização aplicou o produto utilizando bomba costal em pontos de difícil acesso do carro fumacê, em ruas estreitas, paredes e calçadas de residências, praças, terrenos baldios, entre outros.

Vigilância Sanitária e GPM

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde, com base no Decreto n° 013/2020 que prorroga as medidas de isolamento social e suspensão de serviços não essenciais no município, decidiu instituir a Vigilância Sanitária 24 horas.

Vigilância Sanitária de Alagoinha do Piauí vai atuar 24 horas no combate ao coronavírus

As coordenações da Vigilância Sanitária e da Atenção Primária, representantes da Policia Militar e do Conselho Tutelar se reuniram para traçar novas medidas preventivas e de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19).

Após reunião os membros disponibilizaram o número (89) 98128-7812 da enfermeira Alane Maria, para a população fazer denúncias de pessoas e/ou locais que estejam desrespeitando as medidas prevenção em meio a pandemia.

Semanalmente são realizadas reuniões com o comitê de enfrentamento ao COVID-19 para planejamento das ações a serem executadas.

Blitz Sanitária 

O trabalho conjunto entre Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde resultou na intensificação das medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), no município de Alagoinha do Piauí.

Secretária de Saúde, Amélia Sá, repassa orientações sobre os cuidados contra a Covid-19

As equipes iniciaram a ação logo nas primeiras horas da manhã de domingo (10), com a Blitz Sanitária, que contou com apoio da Prefeitura, na administração do prefeito Jorismar Rocha, e atuou com objetivo de repassar orientações aos transeuntes que chegavam ao município sobre os cuidados para com a Covid-19. Foram distribuídas máscaras e orientado sobre obrigatoriedade do seu uso.

A blitz foi instalada às 06h e permaneceu durante todo dia até as 17h, onde registrou aproximadamente 400 notificações. Dividida em equipes, trabalhou na PI-455 que liga Alagoinha até a BR-316, na estrada vicinal que interliga aos municípios de São Julião, Pio IX, e comunidades da zona rural como Piranhas, Caiçarinhas, Vaquejador, Barra do Olho D’água, São João.

O outro acesso que a blitz sanitária atuou foi na estrada da que liga a BR-020, e localidades da zona rural como Morro da Acauã, Canindé dos Marinheiros, Amarelo Ferrado, Serra azul, Serra do Caldeirão entre outras.

Na segunda-feira (11), logo no início da manhã, a Secretaria de Saúde junto ao GPM e Vigilância Sanitária estiveram em nova blitz para intensificar o combate à Covid-19. Os profissionais utilizaram bomba costal para higienizar veículos que chegaram pelas estradas de acesso.

A blitz seguiu durante toda semana das 06h da manhã às 18h. No povoado Serra Velha foi instaurada barreira no decorrer da semana.

Com continuidade neste sábado (16), seguindo até o dia 31 de maio, as barreiras serão instaladas nos quatro acessos ao município de Alagoinha. O expediente inicia também as 06h da manhã e prossegue até as 18h.

O pontos de barreiras instalados são no povoado Serra Velha; na entrada da cidade; no acesso ao município de São Julião e acesso que liga Alagoinha à Pio IX.

Projeto Capoterapia em Casa

Uma reunião com equipe multidisciplinar na Secretaria de Saúde em Alagoinha do Piauí com a participação de nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e o professor Denis Costa, discutiu a implantação do projeto Capoterapia em Casa que tem como propósito principal levar atividades pertinentes a capoterapia ao idoso e àqueles acometidos com doenças psicossociais como a depressão e que sejam praticadas em casa.

Desenvolvida através de plataforma digital, uma vez por semana, as atividades são voltadas para os idosos onde os profissionais irão gravar vídeos e disponibilizar o link para que os idosos e os familiares deles ajudem realizar as atividades para que não seja preciso sair de casa.

O Capoterapia em Casa é um projeto desenvolvido com a parceria da Prefeitura de Alagoinha, na administração do prefeito Jorismar Rocha, através da Secretaria Municipal de Saúde, na gestão da secretária Amélia Sá.

São 67 idosos do grupo Viver Bem que irão participar do Capoterapia em Casa.

Na última terça-feira, 12 de maio, a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, fez entrega de kits contendo 02 máscaras de tecido e 01 frasco de álcool em gel para os idosos acompanhados pelo projeto Viver Bem, que participarão do Capoterapia em Casa.

Além dos kits, os profissionais repassaram dicas de como cuidar da saúde nesse tempo de pandemia.

No combate ao novo coronavírus ocorre sempre a fiscalização para que haja cumprimento dos Decretos Estaduais e municipais vigentes, onde há também inspeção do funcionamento de estabelecimentos  autorizados (essenciais).

Para evitar aglomerações são repassadas orientações sobre organização das filas em bancos e lotéricas.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde atua na investigação de casos suspeitos, onde estes são notificados e testados de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde (Protocolo de manejo clínico do coronavírus – COVID-19/ na atenção primária à saúde) Versão – 9.

Diariamente ao final da tarde e início da noite, a Secretaria Municipal de Saúde divulga os boletins epidemiológicos diários com dados oficiais sobre casos no município.



PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHA DO PIAUÍ

CNPJ: 07.450.778/0001-41

  • Rua dos Três Poderes, 240 - Bairro: Centro - CEP: 64655-000 - Alagoinha do Piauí/PI
  • Telefone: (89) 3442-1124
  • E-mail: prefeituraapi@gmail.com