Formação do PRO Alfabetização de Alagoinha trabalha gestão cultural escolar e estratégias de otimização

Data de Publicação: 25/07/2022

Foi realizado em Alagoinha do Piauí, nesta segunda e terça-feira, 11 e 12 de julho, a formação do PRO Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com professores da Educação Infantil, do Ciclo de Alfabetização e gestores escolares.

Com apoio da gestão do prefeito Jorismar Rocha e da Secretaria Municipal de Educação a formação aconteceu na Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha e foi ministrada pelas formadoras Aucirlândia Rocha (Ciclo de Alfabetização), Vanja Rocha (Educação Infantil) e a coordenadora do PPAIC, Janaiane Silva, que trabalhou com os gestores escolares.

Dentro dos objetivos do programa está o de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático. Dessa forma sejam detentores de habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Os objetivos desenvolvidos nessa formação é o de fortalecer a importância do letramento literário na formação do leitor no espaço da escola, assim como reconhecer a necessidade de trabalhar a rotina didática no ciclo de alfabetização dentro de um conceito positivo e com foco nas  metodologias ativas.

A Secretaria de Educação foi representada na formação pela secretária Anatália Rocha, primeira-dama do município. Ela reafirmou o apoio às formações e tudo o que for para o bem da educação. ´”É prioridade para o desenvolvimento social e profissional”.

Anatália elogiou as formadoras e a coordenadora, parabenizando pelo desempenho e competência. Ela frisou a participação e agradeceu pela presença de todos.

Secretária Anatália Rocha e a coordenadora Janaiane Silva

A coordenadora, Janaiane Silva, destaca que na formação com os gestores trabalhou focando na gestão cultural escolar, alfabetização, orientações curriculares e o que é necessário adequar nas escolas para atender as realidades e garantir êxito no processo de alfabetização.

Dentro da metodologia do programa são explanadas a compreensão, orientações curriculares embasadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como na legislação para o Ciclo de Alfabetização, a apropriação de estratégias eficientes de gestão escolar que otimizem as práticas docentes com foco na alfabetização, e, a identificação de ações necessárias para efetivação do programa no município de Alagoinha.