COVID-19
Acesso à Informação
Portal de Serviços
Alagoinha do Piauí recebe Casa de Farinha Móvel
Agricultura - 18 de Junho de 2025 - 14:46:46
A Casa de Farinha Móvel permite o deslocamento para diversas localidades, facilitando o acesso dos pequenos produtores ao equipamento
Em um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar, o município de Alagoinha do Piauí celebrou nesta segunda-feira (16) a chegada de uma Casa de Farinha Móvel, equipamento que promete transformar a rotina dos produtores locais de mandioca.
A entrega oficial ocorreu no galpão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com a presença do prefeito Dr. Pedro Otacílio. Ele esteve acompanhado pelo vereador Janilson Neto, sua filha Dra. Paula Moura e seu filho Patrício Moura.
A aquisição do equipamento foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Júlio César e da senadora Jussara Lima, em parceria com o deputado estadual Georgiano Neto.
A Casa de Farinha Móvel é uma unidade itinerante de processamento de mandioca, instalada sobre um reboque. O modelo permite o deslocamento para diversas localidades, facilitando o acesso dos pequenos produtores ao equipamento. A estrutura é capaz de transformar a mandioca em farinha e derivados como beiju e tapioca, de forma moderna e eficiente, gerando renda e dinamizando a economia rural.
Durante a entrega, o prefeito destacou a importância da iniciativa para o município. “Estamos aqui hoje no galpão da Codevasf recebendo uma fábrica de farinha móvel que irá beneficiar o povo da nossa Alagoinha. Vamos incentivar o plantio da mandioca com essa ferramenta e, no próximo ano, estaremos garantindo mais uma unidade dessa fábrica para atender ainda mais a população. Só tenho a agradecer ao deputado Georgiano, ao deputado Júlio César e à senadora Jussara por essa parceria”, afirmou Dr. Pedro.
Também participaram do ato o deputado estadual Georgiano Neto, o deputado federal Júlio César e o superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.
A expectativa é que a nova unidade contribua para o desenvolvimento sustentável da região, valorizando o trabalho do agricultor familiar e fortalecendo a cadeia produtiva da mandioca em Alagoinha do Piauí.
Fonte: Piauí em Foco