SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

GESTÃO FISCAL

Lei Complementar nº 101/2000 – art. 48
Alagoinha do Piauí promove Conferência Municipal de Saúde

Saúde - 30 de Junho de 2025 - 10:55:03

O encontro realizado na sexta-feira discutiu o tema: “Planejar a saúde com participação popular: desafios e compromisso no SUS municipal.”

...

Na manhã desta sexta-feira (27), a Prefeitura de Alagoinha do Piauí, sob a gestão do prefeito Dr. Pedro Otacílio, promoveu a XI Conferência Municipal de Saúde. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, liderada pela primeira-dama e secretária Hortalina de Sá Bezerra, reuniu profissionais da área, autoridades locais e membros da comunidade para discutir o tema: “Planejar a saúde com participação popular: desafios e compromisso no SUS municipal.”

O ponto alto da conferência foi a palestra ministrada pelo médico Dr. Pascoal Gomes, que destacou a importância da participação da sociedade no planejamento e na execução das políticas públicas de saúde. Segundo ele, fortalecer o SUS no nível municipal exige envolvimento coletivo e compromisso com melhorias contínuas nos serviços oferecidos à população.

“A conferência é um momento em que a população reconhece a necessidade de fazer algo novo na saúde. É por meio dela que a gestão toma conhecimento das reais demandas da população. Além de ser um compromisso legal, esse processo demonstra o comprometimento da administração em oferecer uma saúde de qualidade para Alagoinha”, afirmou Dr. Pascoal.

Durante o evento, também foram promovidos debates e oficinas para a construção de propostas que irão nortear o próximo Plano Municipal de Saúde, com vigência de 2026 a 2029. A assessora técnica da Secretaria de Saúde, Miriane Araújo, destacou o caráter estratégico do momento.

“A XI Conferência é uma etapa fundamental de escuta qualificada dos profissionais da saúde e da comunidade. Estamos construindo, juntos, o futuro do SUS no nosso município”, disse.

Em sua fala, a secretária Hortalina de Sá Bezerra reforçou a importância da participação popular no processo de definição de prioridades para a saúde local.

“Esse momento é de suma importância, pois é agora que apontamos o que a saúde realmente precisa. Vamos nos unir e buscar fazer um trabalho baseado nas reais necessidades de Alagoinha”, declarou.

O prefeito Dr. Pedro Otacílio parabenizou a secretária pelo empenho e reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento do SUS municipal.

“Esse é um momento muito importante para a saúde do nosso município. É uma oportunidade para tirarmos dúvidas e identificarmos pontos que precisam de melhoria. Parabenizo a nossa secretária pelo seu empenho e dedicação constantes em busca de uma saúde cada vez melhor”, disse o gestor.

Além das autoridades citadas, estiveram presentes no evento a secretária de Assistência Social, Pelva Bárbara; o secretário de Cultura, Valdineres Rocha; o secretário de Agricultura, De Assis; o presidente da Câmara Municipal, Neto Leandro; e o vereador Janilson Neto.

As propostas elaboradas durante a conferência serão incorporadas às diretrizes do novo plano municipal de saúde, reafirmando o compromisso da atual gestão com a oferta de serviços de qualidade à população de Alagoinha do Piauí.

Fonte: Piauí em Foco