Educação de Alagoinha destaca importância do vínculo familiar e o exercício da gratidão

Data de Publicação: 25/09/2023

Na segunda-feira, dia 18, a palestra foi conduzida por Janainne Anjos, intitulada Ação e Reação: Reflexos sobre o futuro tendo como público-alvo alunos do Ensino Fundamental Anos Finais. Ela trabalhou sobre projeto de vida no tocante ao entrosamento social e educacional com a finalidade de motivá-los ao olhar e ao crescimento profissional.

Nesta quarta-feira, 20 de setembro, a segunda palestra foi ministrada pelo psicólogo Anderson Sousa, voltada para alunos, pais, mães e responsáveis pelos discentes. A palestra intitulada Escola e Família: Juntos escrevemos um futuro melhor chamou atenção para a importância do vínculo familiar. Entre outros pontos relevantes pode-se destacar a citação “Seu filho não precisa de presentes. Seu filho precisa de você”.

O psicólogo destacou também a importância de praticar o autocuidado e o auto-amor. “Sem nos cuidarmos não há vida mental”, pontuou.

Ao longo da palestra ele falou sobre a necessidade do cultivo de amizades que queiram o bem. No tocante fez uma relato sobre uma experiência própria. “Falamos da importância de termos amigos verdadeiros que nos ajudam a crescer, que nos ajudam em momentos de dificuldade”, acrescentou.

A gratidão foi outro fator em destaque. O psicólogo frisou que é importante o treinamento da consciência sobre as coisas boas da vida. “Uma forma do nosso cérebro ser treinado sobre as coisas boas é a gratidão. Fiz um exercício com todos pedindo para lembrar de três fatos que aconteceram no dia e serem gratos pelos acontecimentos”, concluíu.

Para a secretária de Educação, Anatália Rocha, as palestras realizadas são importantes para o desenvolvimento educacional de alunos e mais conhecimentos dos pais acerca da rotina estudantil. A gestora também enalteceu o papel do autocuidado e o exercício da gratidão.